

QUEM SOMOS
No "Ecologia na Rede" queremos falar de assuntos que sejam de interesse dos baianos. Mas também queremos falar de assuntos que sejam de interesse dos cientistas da Bahia. Com isso, pretendemos exemplificar como a construção de pontes entre ciência e sociedade pode ser frutífera para ambas as partes.
O QUE É "ECOLOGIA NA REDE"
"Ecologia Na Rede" é um projeto de comunicação pública da ciência que não pretende ser um monólogo. Periodicamente, partimos de assuntos que estão em debate na sociedade baiana (na mídia oficial e nas redes sociais) e procuramos estabelecer conexões entre eles e as atividades científicas desenvolvidas no estado. Como atuamos essencialmente usando a internet e mídias sociais, há muita oportunidade para avaliar a repercussão dos materiais publicados. Com isso, poderemos nos aproximar cada vez mais mais dos interesses de nosso público.
Nosso foco principal recai sobre temas ambientais e sobre a ciência ecológica, que é nossa área principal de atuação. O projeto foi concebido e é desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada (LABECOBA) do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Bahia. O LABECOBA está vinculado aos Programas de Pós-Gradação em Ecologia da UFBA (Mestrado e Doutorado Acadêmicos e Mestrado Profissional) e integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IN-TREE (Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução).
Todo o material disponível no "Ecologia na Rede" é produzido por estudantes de graduação. Assim, o projeto cumpre adicionalmente um papel de formação desses estudantes.
"Ecologia na Rede" é uma das "Iniciativas CAITITU" de aproximação entre a pesquisa ecológica e a sociedade. A "Revista CAITITU - aproximando teoria ecológica e aplicação" é outra dessas iniciativas. No folclore brasileiro, o caititu, uma espécie de porco silvestre, é a montaria do Curupira, entidade à qual se atribui a proteção da floresta e dos animais contra aqueles que não respeitam a natureza. Cada uma das Iniciativas CAITITU objetiva cumprir uma missão semelhante à do personagem que lhe dá o nome: ser um veículo que contribuam com a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade.
SIGA "ECOLOGIA NA REDE"
Você pode receber notificações sobre as publicações do "Ecologia na Rede" nos seguindo nas redes sociais e canais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube,) ou pelo nosso grupo de Whatsapp.
EQUIPE DO "ECOLOGIA NA REDE"